Back

Comparação de diferentes fórmulas de escala de toras

Nós já falamos sobre diferentes fórmulas de medição em nosso blog. Existe uma grande variedades de métodos de escala de toras ao redor do mundo. A maioria delas utiliza informações do comprimento e diâmetro para determinar o volume em unidades cúbicas. Muitos métodos requerem a medição do diâmetro mais estreito das toras.

Nós geralmente recebemos diversos questionamentos em relação a diferença de fórmulas.

Aqui temos uma comparação dos resultados que diferentes fórmulas nos dão. 

Isto é o exemplo de um cálculo de volume usando lógica de arredondamento neutra e duas fórmulas diferentes (Smalian e Huber).


No Timbeter, você pode encontrar diferentes fórmulas, como por exemplo, fórmula cilindrica, Regra de Doyle, Fórmula Nilson (Estônia), GOST 2708-75 e JAS.

Todas as fórmulas mencionadas acima (exceto a cilíndrica) usam o diâmetro mais estreito das toras e o comprimento das mesmas para determinar o volume. Nós sempre estamos implementando novas fórmulas.


Diferenças em resultados de medições

O gráfico abaixo nos dá uma visão clara sobre as diferenças baseadas nos resultados da Forest Product Conversion Factors for the UNECE Region, Geneva Timber and Forest Discussion Paper 49, publicado pela UNECE-FAO e fórmulas implementadas pelo Timbeter.

Para uma única tora, você pode obter uma diferença de volume de quase 4.9 vezes (Finlândia vs Regra de Doyle dos Estados Unidos). Não significa nada o fato de que a Regra de Doyle é feita para calcular a capacidade de madeira de uma tora.



Comparação de 100 toras

O próximo exemplo irá comparar as fórmulas do Timbeter com uma pilha de 100 toras (Abeto, 3,2 metros de comprimento cada). Na foto, nós temos os diâmetros mais estreitos em vista do dispositivo.



Gráfico para comparar as diferenças no volume:


Como conclusão, podemos dizer que fórmulas diferem umas das outras de muitas maneiras.

O comércio de madeira em diferentes mercados requer experiência.


Com a ajuda do Timbeter, isso se torna mais fácil e transparente, permitindo fazer medições com diferentes fórmulas.


Comece a usar o Timbeter, faça seu download aqui!



If you like this, feel free to share!