Back

Erros comuns feitos por usuários do Timbeter e como evitá-los

Como o ditado já diz – o diabo está nos detalhes. Para obter medidas de madeira corretas e precisa com o uso do Timbeter, todos os detalhes devem ser verificados. Aqui estão alguns dos erros mais comuns feitos pelos usuários do Timbeter e como você pode evitá-los para obter os volumes corretos de toras:

1.       Não checar se você possui boa iluminação

Se houver muita ou pouca luz, as toras não ficarão visíveis. Iluminar a imagem pode ter um impacto significativo na detecção de toras. Com demasiada luz ou escuridão, as toras simplesmente desaparecem. Você pode ajustar a iluminação usando o aplicativo do Timbeter.





2.       Não ficar paralelo à pilha

Sempre se lembre de ficar paralelo à pilha na hora de tirar fotos, ou então o resultado ficará distorcido. Como você pode ver na imagem abaixo, as toras do lado esquerdo da pilha parecem ser menores do que realmente são!


3.       Não ficar paralelo à foto panorâmica, não se mover paralelamente

Quando a medição é feita de apenas um ponto, os diâmetros das toras ficam distorcidos. Como pode ser visto na imagem abaixo, quando a medição é feita de apenas um ponto, as pontas esquerda e direita da pilha parecem ser menores que a realidade.


Tenha certeza de que você está se movendo paralelamente à pilha e mantenha sempre a mesma distância. Assim você pode realizar medições desde pequenos diâmetros até lenha.


4.       Não inserir os dados corretos

Aqui está o dado inserido no Módulo de Armazenamento:

 

Aqui está o dado inserido no aplicativo:

 

5.       Não conferir a linha de referência

Determinar a referência corretamente é extremamente importante para obter resultados precisos. Sempre confira se a linha vermelha da referência na tela corresponde à vara de medição. Se a linha vermelha da referência na tela é maior ou menor que a vara de medição próxima à pilha, então você terá diâmetros maiores ou menores do que realmente são!


6.        Não adicionar as toras faltantes

In alguns casos, algumas toras podem ficar indetectáveis por causa de grama alta ou outra razão. Você sempre pode adicionar toras faltantes apenas pressionando seu dedo sobre a mesma.


7.       Não medir a área correta da pilha

Tenha sempre certeza de que a área da pilha está correta quando utilizar a medição de pilha. Se o modo de medição de pilha for utilizado, então preste atenção se a área da mesma está correta. Uma área de pilha demasiadamente grande ou pequena pode resultar num volume incorreto.


 

O Timbeter possui uma nova característica que permite detectar automaticamente o contorno da pilha. Simplesmente clique na caixa “Área da Pilha Automática”. No caso da pilha automaticamente contornada estar errada, é fácil corrigí-la manualmente. Desenhe uma curva e, volta da área a ser adicionada (comece desenhando por dentro do contorno, vá para fora dele e termine o desenho no contorno existente) ou vice-e-versa para reduzir a área da pilha.


 



Sempre vale a pena lembrar que todas as medições podem ser sempre refeitas pelo aplicativo ou pelo módulo de armazenamento. Quando um erro é feito em relação aos dados inseridos ou a referência, é muito fácil corrigí-lo!  

If you like this, feel free to share!