Back

Tudo é sobre dados digitais na indústria madeireira - mas por quê?

Discussões sobre dados digitais e sobre digitalização acontecem quase diariamente. Durante a presidência da UE, a Estônia iniciou uma Agenda Digital como sua área de prioridade. A Agenda Digital propõe melhorias no potencial de Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma a trazer inovação, crescimento econômico e progresso.

O que isso significa para aqueles de nós que estamos trabalhando? Como as companhias podem se beneficiar do uso de dados digitais e por que eles são necessários? Existem muitos exemplos de como medições digitais podem ajudar quando são utilizadas em comparação aos métodos de medição de toras tradicionais - um setor da indústria onde cada região continua a utilizar suas próprias regras e métodos e, claro, onde discordâncias são comuns e muitos dados são mantidos em papel.

1. Compartilhamento rápido e fácil de informações

Medir toras de madeira é um processo que toma muito tempo quando feito manualmente. Em termos de eficiência, o maior desafio é a lentidão na troca de dados. As informações sobre a floresta e dos paquímetros são recebidas geralmente no final do expediente. Apenas com essa transferência que as próximas partes do processo podem começar o seu trabalho: profissionais de vendas, logística, financeiro, dentre outros.

Além disso, quando a informação é recebida em tempo-real, aqueles que estão envolvidos na próxima etapa do processo tem de começar a trabalhar simultaneamente. Além do mais, é mais fácil para aqueles envolvidos no processo reagirem a alguma adversidade - por exemplo quando existe escassez ou excedente de algum tipo de tora ou quando existem muitos defeitos - esta informação precisa ser enviada para que as decisões sejam feitas rapidamente. É claro que existem desafios ligados à cobertura de internet e também sobre a conectividade das partes. Mesmo assim, o método digital continua fazendo o processo muito mais rápido.

Muitos clientes do Timbeter usam a vantagem de acesso aos dados do módulo de armazenamento e do compartilhamento de dados para dar um panorama sobre as toras que estão sendo medidas, além de dar informações para decisões finais. Outros clientes utilizam os dados do Timbeter para coletar medições de todas as armazenagens florestais para planejamento logístico.

2. Redução de possíveis erros humanos

Qualquer um que já lidou com grandes quantidades de madeira e seus números envolvidos sabe que é muito fácil cometer erros - seja pela pressa de escrever, por números incorretos ou inserção incorreta. É muito difícil encontrar um erro numa planilha de Excel. Ainda pior, erros podem aparecer algumas semanas depois, o que torna ainda mais difícil de detectar suas origens.

Como medições digitais, é possível checar todas as medições - além de detectar se alguma das toras não foi encontrada ou possui um formato errado. Isso pode ser feito com o aplicativo e também pelo computador - assegurando que todos os possíveis erros são rapidamente encontrados e corrigidos.

3. Maximização do valor/utilização e otimização dos custos

É importante maximizar o valor de cada uma das toras. Isso significa que certas variedades devem ser enviadas a certas serrarias, toras com defeitos devem ser manejadas de forma diferente e, para madeira de polpa e de lenha, apenas toras de menor qualidade já são o bastante. Cada decisão feita precisa ser baseada em informação altamente precisa.

Com as medições digitais, todas as informações estão disponíveis em tempo-real e assim as melhores decisões podem ser feitas. Diferentes variedades, volumes, rotas, destinos: todos esses fatores precisam ser calculados de forma precisa.

Por exemplo: se existem pilhas pequenas em diferentes depósitos na floresta - geralmente existe o questionamento de quantos caminhões são necessários para transportar o material. Pelo lado do custo, é importante que o volume esteja correto e que o caminhão sejam utilizado ao seu máximo.

4. Transparência - disputas reduzidas

Como mencionado acima, em cada região, os usuários utilizam suas próprias fórmulas e especificidades em como medem madeira. Algumas vezes, quando companhias testam e comparam resultados com o Timbeter e existem diferenças, o problema não está na medição em si, mas nas várias formas de fórmulas JAS ou GOST, como o diâmetro médio é calculado (é realmente a média ou apenas a extremidade estreita), regras de arredondamento, dentre outros.

Com medições digitais, as regras ficam claras e diretas, além dos resultados serem objetivos e consistentes. É sempre mais simples refazer as medições e mandar como uma prova digital. Uma foto diz muito mais que mil palavras e isso é correto quando o assunto é medição de madeira. É muito difícil provar algo quando a madeira já foi carregada para uma pilha maior ou, ainda, enviada para manufatura. Com a medição digital, existe uma prova clara e, em caso de descontentamento, existe uma base para seus argumentos.

Tipicamente nestas instâncias, a parte mais forte (geralmente os compradores) podem ditar seus próprios termos e a outra parte deve concordar. Medições digitais já estão tornando o mercado mais transparente e as negociações estão agora em um nível mais igualitário.

5. Dados a longo prazo

Você pode ter dados sem informação, mas não pode ter informação sem dados (Daniel Keys Moran). Na indústria madeireira, esta é uma verdade. Decisões devem ser feitas baseadas em dados. Quando os dados estão no papel ou se espalham por várias planilhas de Excel, poucos de nós temos tempo de analisar os dados de todo o ano, ou ainda mais. Dados a longo prazo proporcionam múltiplas opções para análise e previsões do que pode ser melhorado. Uma previsão precisa só pode ser feita se os seus dados são facilmente disponíveis e podem ser rapidamente acessados e processados.

O pacote básico de dados está disponível para todos no módulo de armazenamento do Timbeter. Além disso, nós customizamos diversos relatórios de acordo com as necessidades do cliente.

Além disso, O Timbeter valida o coeficiente da densidade da pilha em comparação ao diâmetro médio. Em alguns minutos, os dados estarão disponíveis para aproximadamente um mês de medições e são fáceis de visualizar caso os resultados não possuam alguns números, detectando as razões por trás desse fato.

No futuro, o Timbeter procura ter diferentes padrões para validar os dados e oferecer informações valiosas aos nossos clientes.

Você tem alguma ideia sobre isso ou necessidade especial? Entre em contato e vamos discutir.  




If you like this, feel free to share!