PERGUNTAS FREQUENTES

1. O que é o Timbeter?

O Timbeter é um aplicativo inteligente que permite medir toras de maneira rápida e precisa. Esta solução permite verificar o tamanho de uma pilha, o número de toras, o diâmetro médio e o diâmetro de cada tora. A funcionalidade do Timbeter inclui avaliação automática de coeficientes para madeira de polpa e lenha.  

2. Quem se beneficia ao utilizar o Timbeter?

O Timbeter é uma ferramenta útil a todos aqueles que trabalham com medição de toras:

  •  Serrarias
  •  Fabricantes
  •  Proprietários de florestas
  •  Fabricantes de lenha
  •  Empresas de transporte 

3. Por onde eu posso fazer o download do Timbeter?

Você pode realizar o download do Timbeter para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=ee.timberdiameter
ou iOS:  https://itunes.apple.com/us/app/timbeter/id1249312902?ls=1&mt=8  

4. Em quais tipos de dispositivos eu posso utilizar o Timbeter?

Você pode utilizar o Timbeter em qualquer smartphone ou tablet. Nosso time recomenda o uso de um tablet para realizar as medições – avaliações de usuários mostram que telas maiores permitem um uso mais fácil do aplicativo. Quanto melhor for a câmera, melhores serão os resultados. 

5. O quão preciso é o Timbeter?

A precisão do Timbeter é certificada pela Metrosert ( https://www.metrosert.ee/en/s/company ). As médias de diferentes distâncias variam de 0.5% a 1.5%. 

6. Quais são os maiores benefícios ao utilizar o Timbeter?

O Timbeter é:
  • Fácil de usar 
  • Preciso 
  • Rápido
  • Efetivo
  • Transparente
  • Rastreável
  • Livre de papéis

7. O quão rápido é o Timbeter?

O Timbeter leva aproximadamente 3 minutos para realizar uma medição. Em comparação, a medição manual de uma pilha tora a tora pode levar em torno de 45 minutos.  

8. O que fazer em caso de medição incorreta utilizando o Timbeter?

Você simplesmente pode editar a medição existente ou fazer uma nova medição com o módulo de armazenamento. 

9. O Timbeter é seguro?

Nós utilizamos tecnologia de ponta (como TLS) para manter suas informações seguras. O Timbeter nunca salva as suas informações referentes a cartões de crédito. Outras informações confidenciais e tráfego de dados do seu dispositivo para nosso módulo de armazenamento são automaticamente criptografadas usando Segurança da Camada de Transporte (Transport Layer Security).

10. Quem pode ver as minhas medições?

As medições são salvas no aplicativo e podem ser visualizadas pelo menu “Resultados”. Todas as medições são armazenadas na nuvem e apenas pessoas autorizadas possuem acesso às informações ao fazerem login em timbeter.com 

11. Existe algum requerimento específico para a referência?

Utilize qualquer objeto com a altura mínima de 1m. Você pode posicionar a vara de medição (ou outra referência de sua preferência) verticalmente ou horizontalmente na pilha. 

12. Qual resolução de foto será suficiente para detectar diâmetros de toras mais precisos possíveis?

O Timbeter trabalha com todas as resoluções. Entretanto, em nossa experiência, quanto maior a resolução da foto, melhor será o resultado.  A resolução da foto determina a proporção de cada pixel por unidade métrica. 

13. É possível realizar medições em condições de iluminação ruins?

Se estiver muito escuro, sugerimos a utilização de uma luz extra, como por exemplo uma lanterna de cabeça durante a noite.  

14. Quais tipos de fórmulas para o cálculo de volume de toras o Timbeter possui?

O Timbeter possui as seguintes fórmulas para aplicação:

  • Fórmula cilíndrica
  • Escala JAS
  • GOST
  • Regra de toras de Doyle
  • Regra Internacional 1/4”
  • Regra de toras Roy
  • Regra Scribner Decimal C
  • Regra de Escala Ontario
  • Regra de toras Maine
  • Nilson (Fórmula Estoniana)
  • Fórmula Lituana
  • Fórmula Lituana com casca 

15. Qual é a fórmula exata para a Escala JAS?

Para toras com menos de 6m de comprimento:
V(m3) = (D^2*L/10000)
onde:
D – diâmetro da extremidade menor (cm)
L – comprimento(m)

Para toras com valor igual ou maior a 6m:
V(m3) = (D + [L’-4]/2)^2*(L/10000)
onde:
D – diâmetro da extremidade menor (cm)
L – comprimento (m)
L’ – comprimento em metros aproximados para baixo ao número inteiro mais próximo 

16. O que acontece se eu não possuir conexão com a internet?

Isto não é um problema, o Timbeter calcula medições de toras sem utilização de conexão com a internet. Assim que o aplicativo retornar a uma área com conexão, suas imagens serão inseridas na plataforma de armazenamento na nuvem. 

17. Se a temperatura for menor do que -20ºC (-4ºF), eu ainda consigo realizar medições?

Sim. Se o clima externo for muito frio, sugerimos que você tire fotos com a referência e as salve. Após isso, em um local aquecido, você pode fazer as medições. Nosso time testou diferentes dispositivos nos últimos três invernos e a maioria deles funcionou perfeitamente.  

18. As minhas informações podem ser perdidas por alguma maneira (falha no servidor, por exemplo)?

Não, as suas informações estão seguras com o Timbeter. Toda a informação é armazenada na nuvem e salva na plataforma de armazenamento assim que a medição é feita.  

19. Como o Timbeter mede – por cima ou por baixo da casca?

A maioria dos países usa a medição por baixo da casca para cálculo de volume, assim como o Timbeter. O Timbeter detecta o contorno da área de uma tora através da casca e a converte em um círculo simétrico.  A casca é então excluída do diâmetro. Apenas alguns países (como alguns de nossos parceiros na Finlândia) utilizam a casca em suas medições. Se você necessita calcular o volume por cima da casca, simplesmente adicione 10-12%, já que esta é a proporção de casca mais comum.

20. É possível medir toras de formato diferenciado?

Sim, o Timbeter detecta a superfície inteira da tora, convertendo-a a um círculo simétrico e calculando o diâmetro médio exato baseado nisto. Quando as medições são feitas manualmente, geralmente elas são feitas pelo cálculo das partes mais estreitas e mais largas da tora, para então calcular a média. Utilizando o Timbeter, você obterá a média exata do diâmetro da tora.

21. O que acontece se algumas das toras estiverem sombreadas e o Timbeter não as detectar?

Nosso time sugere que você adicione as toras que estão faltando durante o processo de correção. É fácil recalcular a medição existente, não importando se você estiver utilizando o aplicativo ou vendo suas medições armazenadas através de nosso Módulo de Armazenamento pelo seu computador.

22. Metros cúbicos ou Board Feet?

O Timbeter pode ser utilizado no sistema métrico quanto no sistema imperial para calcular o volume de toras. O resultado calculado será feito em metros cúbicos ou board feet.

23. E o comprimento?

O comprimento das toras precisa ser adicionado pelo usuário. Em uma situação em que as toras possuem diferentes comprimentos, nosso time sugere que você determine o comprimento médio das toras analisadas.

24. Posso obter os resultados das medições em Excel?

Sim. O Timbeter oferece o número total de toras e os cálculos referentes às toras de diferentes diâmetros. Além disso, todas as informações podem ser facilmente obtidas em Excel.

25. Como o preço da madeira de polpa é calculado?

O volume de madeira é calculado utilizando o coeficiente de densidade a pilha, que é multiplicado com o cubo da pilha. Este coeficiente de densidade da pilha determina a quantidade de madeira sem ar e sem casca. O Timbeter detecta este coeficiente em apenas alguns minutos.

Se o coeficiente é 50, o preço a ser pago é: 0.5x60(volume) x30(preço) = € 900

Caso o coeficiente seja, por exemplo, 56, o caminhão médio custa 0.56x60(volume) x30(preço) = € 1008

26. Como a medição em contêiner do Timbeter funciona?

O Timbeter conta o número de toras, seu diâmetro exato e o volume do contêiner que se conecta ao conhecimento de embarque. Os usuários também podem marcar defeitos, caso necessário. Esta informação vital pode ser compartilhada por e-mail ou através de um link: tanto pelo contêiner quanto o conhecimento de embarque. Ao realizar medições desta maneira, o comprador recebe uma prova digital antecipada e pode corrigir e melhorar a informação sobre a quantidade e qualidade das toras.

27. O Timbeter possui uma versão para iOS?

Sim!

28. Em quais idiomas o Timbeter está disponível?

Inglês, Português, Francês, Chinês, Russo, Alemão, Lituano e Estoniano. A versão em Espanhol estará disponível em breve! 

29. O que acontece se eu cometer um erro e utilizar todas as minhas medições?

Durante o período de testes, nós damos suporte aos nossos clientes para certificá-los de que suas medições estarão corretas. Neste caso, é necessário que o dispositivo esteja conectado à internet em alguns pontos, assim as medições podem ser transferidas para a nuvem. Em caso de erro, nós adicionaremos as medições para você.